21 setembro 2017

acabámos de encontrar milhões e milhões de marcos



O Joachim está neste momento a arrumar uma caixa de "diversos" que tem andado nas mudanças, de casa em casa, sem ser aberta.

Já encontrou milhões e milhões de marcos, o menu do almoço no dia do nosso casamento civil, um pin com estrela e foice e martelo comprado na URSS, a caderneta onde - depois de fazer 18 anos - escrevia as justificações das faltas para os professores assinarem (ia transcrever algumas, mas ele não deixa), e o recorte do jornal de quando ele e os amigos se encaixaram numa cabine telefónica para bater um record mundial.

Sabia da inflação galopante que se abateu sobre a Alemanha, mas ter um bocadinho de papel fino na mão onde se lê "50 milhões" é estranho. Lembrei-me de uma descrição de Erich Maria Remarque - quantos daqueles pedaços de papel seriam necessários para comprar meio quilo de pão?

E sabia daquela façanha da cabine telefónica. De facto, vi-a na televisão portuguesa - muitos anos antes de ter conhecido o Joachim. Bem se justificava aqui a abordagem clássica "tenho a sensação que já o vi algures..." e a resposta "terá sido na televisão?"