09 janeiro 2018

filhos das estrelas


"Filho das estrelas", Sternenkind, é o nome que em alemão se dá aos bebés que morrem antes ou pouco depois do parto. Na aldeia da minha avó, no Minho, dizia-se "anjinho". No cemitério havia duas longas filas de campas de anjinhos, e os meus olhos infantis pressentiam naqueles canteiros a tristeza das famílias, mas também o sinal de que a aldeia tinha sido tocada por uma inocência celestial.

Na Alemanha, os "anjinhos" são "filhos das estrelas", um nome que evita a crueza de designações como "aborto" e "nado-morto", e ajuda os pais a viver com a dor da perda. Também a nível da legislação se nota a mudança de mentalidade. O corpo, que até há poucos anos era atirado para o lixo do hospital ou entregue a empresas farmacêuticas para fazer experiências, tem agora outro estatuto, com direito a um registo especial e a funeral, mesmo que o período de gestação tenha sido muito breve. Para muitos pais, trata-se de uma conquista importante para o seu processo de luto.

Perante esta mudança de mentalidade, não admira que em 2013 tenha surgido também uma iniciativa que oferece aos pais a possibilidade de registar fotograficamente o filho que nasceu morto ou morreu pouco depois do parto.
Kai Gebel, autor do projecto, escreve aos pais :
A iniciativa já conta com mais 600 fotógrafos que põem o seu tempo gratuitamente à vossa disposição. A ideia de, numa situação tão difícil, haver um fotógrafo a tirar fotografias ao vosso filho pode parecer-vos estranha. No entanto, recomendamos que aceitem esta oferta. A intenção do fotógrafo é dar-vos apoio. Não precisam de ver imediatamente as fotografias, mas poderão vê-las quando sentirem que chegou o momento. Serão uma ajuda no vosso processo de luto. Ficarão para sempre como recordação tangível do vosso filho tão amado.

Como tantas vezes, um acto de generosidade nunca vem só. Soube desta iniciativa por um artigo onde se contava a história de uma destas fotógrafas, que após pedir no twitter alguns objectos para compor as fotografias (gorros para prematuros, cobertores de bebé, peluches) se viu envolvida numa tal onda de boa vontade que até duas objectivas caras lhe foram enviadas, juntamente com inúmeros adereços para as fotos e presentes para os irmãos do bebé, com o carteiro a comentar que se sentia muito feliz por ser parte desse movimento.


Sem comentários: