07 janeiro 2018

na passagem de ano

Depois do Natal, os nossos amigos do Lago Constança deram-se conta de que não tinham planeado nada para a passagem de ano, e resolveram vir festejar connosco.

Fomos com eles a um dos concertos de fim de ano dos Filarmónicos, com Simon Rattle e Joyce DiDonato. Já tínhamos ficado em êxtase no ensaio geral, mas o concerto foi ainda melhor. E tivemos o gosto de ouvir Simon Rattle anunciar a "White House Cantata" com o comentário "pudesse esta canção ouvir-se mais vezes naquela casa..." e de o ver a sorrir aos músicos fazendo um sinal de nos cortar a garganta a todos, porque aplaudimos a sua frase com demasiado entusiasmo.
(A saudade que este homem vai cá deixar...)



Take care of this house
Keep it from harm
If bandits break in sound the alarm
Care for this house
Shine it by hand
And keep it so clean
The glow can be seen all over the land.

Be careful at night,
Check all the doors,
If someone makes off with a dream
The dream will be yours.
Take care of this house
Be always on call
For this house is the home of us all.

Da Filarmonia seguimos para o Babylon, um dos grandes cinemas da Berlim dos anos vinte, para ver um dos filmes mudos que passam todos os sábados à meia-noite com música ao vivo. No cinema há um órgão de 1929, e há também uma pianista russa que se apaixonou por ele e vem todos os sábados improvisar a música para os filmes mudos. 
A minha esperança era que o filme do dia fosse "Berlim: a sinfonia da grande cidade" - mas era um Charlie Chaplin, "City Lights". E como Chaplin fez questão de que este filme não passasse nunca com música ao vivo, perdemos a sessão de cinema com o famoso último órgão de cinema em uso na Alemanha. Os nossos amigos terão de voltar a Berlim para ouvir a pianista russa no cinema Babylon, coitados.
Mesmo assim, gostámos imenso: a expressividade do rosto de Chaplin naquela tela enorme, as críticas sociais que o filme transporta, o grafismo dos intertítulos e a frase num deles:


A passagem de ano propriamente dita foi um sossego. Na nossa casa, com um jantar bastante simples, e o jogo Vertellis.
Este jogo, que vem da Holanda, propõe perguntas para passar o ano em revista, do género:
- qual foi o melhor elogio que te fizeram este ano?
- o que te surpreendeu em especial?
- diz três coisas que te deram muita energia
- qual foi a melhor decisão que tomaste?
- daquilo que conseguiste atingir este ano, o que te dá mais orgulho?
- a quem gostarias de agradecer algo em especial?
- de que é que te sentes mais grato?

Entrega-se uma carta a uma pessoa, que começa por decidir se quer responder àquela questão ou se prefere outra. Os demais participantes comentam a resposta, dão achegas, e também podem responder eles próprios a essa pergunta. A seguir, entrega-se nova carta à pessoa ao lado, e a conversa continua.

A pergunta "qual foi o melhor elogio que te fizeram este ano?" calhou à nossa amiga que perdera o marido uns dias antes. Ela leu, abriu um sorriso que se foi tornando cada vez mais doce, e finalmente disse que não queria responder. Apressámo-nos a dar-lhe uma pergunta alternativa.


À meia-noite a cidade rebentou em fogo-de-artifício, e nós fomos para o terraço cumprir também a nossa parte. Todos menos a Christina, que se retirou para um quarto tentando acalmar o Fox, que tremia e arquejava em grande aflição. Ao ver o sofrimento do cãozinho, perguntei-me como se sentirão os animais selvagens que partilham a cidade connosco.
Depois regressámos ao jogo, e à sobremesa.
Na segunda volta, as perguntas eram dirigidas a cada um, mas a resposta tinha de ser adivinhada por outros. Do género:
- Pensa quais são as tuas duas melhores qualidades, mas não as reveles. Diz quais são as duas melhores qualidades da pessoa que está três lugares à tua direita.
- Pensa em que te queres focar mais no próximo ano, mas não o reveles. Diz em que é que a pessoa dois lugares à tua esquerda se quer focar mais no próximo ano.

Não conseguimos chegar à terceira volta, com perguntas sobre o que queremos do ano recém-chegado. Talvez no próximo ano, se começarmos mais cedo. Tipo: logo a seguir ao Natal...
Vou guardar o jogo cuidadosamente. Promete outras passagens de ano igualmente boas.  



(Se querem saber tudo: 200 g de suspiro, 750 g de framboesas, 600 ml de natas batidas até ficarem bastante espessas. Partir o suspiro em bocados pequenos e cobrir com parte deles o fundo de uma taça de vidro, deitar framboesas congeladas por cima, deitar as natas batidas por cima, repetir. Guardar durante 4 horas no frigorífico antes de servir.)


Sem comentários: