04 fevereiro 2018

esta mulher


 

 
A descrição da chegada ao campo de concentração é das passagens mais pungentes do livro. A mãe e os dois irmãos são enviados para um camião, Gertrude é enviada noutra direcção e perde o pai de vista. Procura sem cessar a sua família, até que uma desconhecida lhe diz "vês aquele fumo ali?" Ergue a mão, hesitante, e aponta a chaminé por trás das barracas. "As pessoas que iam naquele camião já foram todas gaseadas e cremadas". A mãe e os dois irmãos - isso torna-se claro para Gertrude naquele momento - foram assassinados. 
Gertrude Pressburger descreve a vida no campo de concentração. Como é humilhada e torturada. Como se entrega ao seu destino. E como não deixa que lhe roubem a dignidade. Por exemplo, quando uma das guardas atirou restos de uma maçã para o meio das mulheres famintas. As prisioneiras começaram a lutar pelo caroço de maçã, mas Gertrude nem se mexeu. "Que se passa contigo? Não queres lutar pela maçã?", perguntou a SS, surpreendida. "Não sou nenhum cão", responde Gertrud. O pai tinha-lhe dito uma frase que a marcara: "Ergue a cabeça, e não te rebaixes nunca à condição de servo."

"Não sou nenhum cão". É uma rapariga de 16 anos, cheia de fome, em Auschwitz. "Não sou nenhum cão".

Gertrude Pressburger tinha dez anos quando a sua família começou a fugir aos nazis. Em Setembro de 1938 foram de Viena para a Jugoslávia, depois para Itália. Até terem sido apanhados, seis anos mais tarde, e enviados para Auschwitz. Pouco antes do fim da guerra foi enviada para a Suécia, numa acção de troca de prisioneiros. Mais tarde, voltou a Viena, "a terra do inimigo". Foi um processo difícil, por não saber que resposta dar à pergunta que se colocava a cada pessoa que via: "e tu, no período nazi, de que lado estavas?"

Em Dezembro de 2016, com 89 anos, aceitou fazer um vídeo para a campanha de Alexander Van der Bellen, tentando impedir que Norbert Hofer, o populista próximo da extrema-direita, chegasse a presidente da Áustria.

Aqui está o vídeo, com legendas (fraquinhas) em espanhol. A memória da História que nos fala na voz desta mulher.




Sem comentários: