09 fevereiro 2018

será que só pensam nisso?


Li no Público: "
Cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, aconselha a que, nos casos em que não possa ser declarada a nulidade do casamento anterior, deve ser proposto ao casal em situação irregular viver sem a prática de relações sexuais."

Esta proposta é tão absurda que até pensei que a culpa fosse da jornalista (o suspeito do costume, a par do tradutor). Mas não, parece que ele propõe mesmo isso.

E
ntão: será que para o D. Manuel Clemente o essencial do casamento resume-se ao truca-truca?!
Tudo o resto que os recasados têm (amor, diálogo, cumplicidade, lealdade, sentido de responsabilidade um pelo outro até que a morte os separe) está bem, e não faz mal terem passado tudo isso do cônjuge anterior para o actual, deixando o primeiro a ver navios. Mas se tiverem truca-truca, está mal, e já não podem ir à comunhão.

Caramba, isto é tão revelador sobre o que vai naquelas cabecinhas! Todos sabemos que há uma certa tendência a sobrevalorizar o que não se tem, mas certas pessoas com responsabilidades na Igreja Católica deviam estar avisadas, e tentar disfarçar melhor.

Chega a ser embaraçoso para quem assiste.

**

Trouxe a fotografia do mural de facebook da Helena Ferro de Gouveia. Partilho também o texto que a acompanha:
Ao impossível ninguém é obrigado. As palavras não são minhas mas do teólogo Anselmo Borges da Sociedade Missionária Portuguesa.
Como católica apostólica romana sinto uma vergonha imensa de posições como a agora assumida pelo Cardeal Patriarca.
Onde está a misericórdia? O Amor ?
Enquanto a ICAR continuar encerrada num gélido, dogmático e burocrático castelo (de homens, porque menina não entra) vai continuar a afastar-se quer das pessoas, dos leigos, quer da Palavra. Se ao invés de diabolizar a sexualidade a aceitasse como uma dimensão essencial do humano faria um grande serviço a si própria e aos crentes. Aprenda-se com a Igreja Evangélica do norte da Europa, muito mais humana, adaptada e perto dos ensinamentos cristãos. Deixem de ser "príncipes da Igreja" e desçam à terra e ao contacto com os fiéis como Jesus fez.



Sem comentários: